Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Cachoeiro aprova PL que Institui o Projeto “Vereador nas Escolas”

Câmara de Cachoeiro aprova PL que Institui o Projeto “Vereador nas Escolas”

por Pammela Volpato publicado 30/10/2023 17h20, última modificação 30/10/2023 17h20

Os vereadores da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 25 de outubro, o projeto de lei que institui o Projeto Vereador nas Escolas. De autoria do vereador Sandro Irmão (PSD), a iniciativa tem como objetivo principal fomentar o interesse e o conhecimento de jovens estudantes sobre o processo legislativo, despertando a consciência de cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade.

O projeto é voltado para os alunos que cursam a partir do 8º ano do ensino fundamental, das redes públicas e privadas de ensino de Cachoeiro. Sua execução se dará com atividades que envolvem visita do vereador à escola e visita dos alunos à Câmara, e os temas propostos deverão respeitar os limites de atuação dos vereadores.

De acordo com o vereador Sandro Irmão, este projeto permitirá que os alunos conheçam o processo legislativo, bem como os próprios vereadores, sua história e propostas de trabalho. “Queremos fomentar e despertar nos alunos o respeito à política, que eles possam conhecer a verdadeira função dos vereadores e o seu papel dentro contexto representativo. Além de informá-los sobre as propostas e estudos realizados em prol de sua comunidade, para favorecer atividades de discussão e reflexão sobre as prioridades da população. O Vereador nas Escolas busca ainda proporcionar situações em que os alunos apresentem sugestões e propostas de proposições, bem como incentivar a participação dos professores, dos servidores e dos pais de alunos no programa”.

O presidente da Casa, Brás Zagotto, destacou a importância dos adolescentes conhecerem melhor o Poder Legislativo. “Aqui na Câmara são elaboradas as leis que impactam diretamente na vida da comunidade. A Câmara representa o povo! Alguns alunos não têm conhecimento nenhum a respeito da política e através do contato com o Legislativo, estarão aptos a adquirir uma nova visão, conhecer a verdadeira função dos vereadores e o seu papel dentro contexto representativo. É uma iniciativa muito bacana”.