Câmara de Cachoeiro aprova criação da Semana de Conscientização sobre Endometriose
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira, 12 de agosto, o Projeto de Lei Nº 98/2025, de autoria do vereador Creone da Farmácia (PL). O projeto institui a “Semana Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose” no calendário oficial do município.
A semana de conscientização será realizada anualmente na semana que incluir o dia 13 de março, data que marca o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre a endometriose, suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. A doença, uma condição inflamatória ginecológica crônica, afeta aproximadamente 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A falta de informação, a banalização dos sintomas e a dificuldade de diagnóstico, que pode levar até 10 anos, contribuem para o agravamento do quadro clínico e comprometem a qualidade de vida das pacientes. Por isso, o projeto busca promover a conscientização da sociedade sobre os impactos sociais e individuais da endometriose.
A Semana Municipal visa ainda:
Estimular o debate e a participação de profissionais de saúde, entidades e instituições sobre o tema.
Contribuir para o fortalecimento de políticas públicas de saúde voltadas à saúde da mulher.
Encorajar o diagnóstico precoce, o que é fundamental para mitigar os efeitos da doença.
O projeto está alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para as metas de saúde das mulheres previstas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). O vereador Creone da Farmácia destacou a relevância da matéria e a urgência em ampliar o debate sobre a endometriose para garantir maior visibilidade, prevenção e acolhimento às mulheres cachoeirenses.