Câmara cria Comissão Especial para apoio a familiares e pessoas com doenças raras
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (01), o Projeto de Resolução nº 02/2025, de autoria do vereador Paulinho Careca (Podemos), que cria uma Comissão Especial para acompanhamento, discussão e apoio a familiares e portadores de doenças raras no município.
A comissão terá duração de até 24 meses e será formada por quatro vereadores titulares e quatro suplentes. Seu objetivo é promover estudos, debates e ações que resultem em propostas concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças raras e de suas famílias.
Além disso, o grupo poderá realizar audiências públicas, visitas técnicas, parcerias com instituições especializadas e encaminhar documentos com reivindicações ao poder público municipal, estadual e federal. “Queremos dar voz às famílias que enfrentam a luta diária contra doenças raras e criar caminhos para políticas públicas mais humanas, eficientes e justas”, destacou o vereador Paulinho Careca.
O relatório final da comissão será disponibilizado no site da Câmara e poderá incluir propostas de leis, alterações legislativas e medidas práticas para enfrentar os desafios vividos por esse público.