Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara convoca reunião na Curva da Morte e Contorno de Soturno

Câmara convoca reunião na Curva da Morte e Contorno de Soturno

por Celia — publicado 28/05/2021 13h25, última modificação 28/05/2021 17h13
Câmara convoca reunião na Curva da Morte e Contorno de Soturno

Acidente na Curva da Morte

Na próxima segunda-feira (31), a partir das 9h00, a Câmara de Cachoeiro realiza reuniões em duas rodovias do município: a Gumercindo Moura, que liga Cachoeiro a Vargem Alta, e o contorno de Soturno. As reuniões, solicitadas pelo vereador Paulo Grola (PSB), estão sendo organizadas pela Comissão de Obras e Serviços da Câmara, por determinação do presidente Brás Zagotto (PV), e contarão com a presença de moradores, empresários, deputados estaduais e outras autoridades de Cachoeiro, Vargem Alta e do estado. Representantes do DER também foram convidados.

A intenção é, mais uma vez, mostrar a necessidade da construção de uma área de escape, equipamento mais conhecido como “caixa de brita”, na chamada Curva da Morte na estrada para Vargem Alta, onde há grande ocorrência de acidentes provocados por caminhões e outros veículos que perdem o freio no local. E também a urgência da pavimentação asfáltica do contorno de Soturno-Gironda, estrada que liga a Rodovia ES 488, na localidade de Monte Líbano, à estrada de Alto Moledo. A região possui muitas empresas, especialmente de mármore e granito, e o contorno retiraria o trânsito pesado de dentro de Soturno e outras localidades.

Mobilização

O vereador Grola, morador do distrito de Soturno, conta que na última semana recebeu correspondência e outros contatos do deputado Theodorico de Assis Ferraço (DEM) sobre o assunto. Ferraço, que enviou indicação ao governo solicitando as obras, pedia também a mobilização dos vereadores. “Muitas vidas já se perderam na Curva da Morte, sem contar a quantidade de pessoas que ficaram incapacitadas por causa dos acidentes no local. E a construção do Contorno de Soturno vai beneficiar a economia do município e aumentar a qualidade de vida dos moradores dos distritos”, defende Grola.

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, vereador Mestre Gelinho (PSDB), diz que a mobilização é importante para dar mais visibilidade ao movimento. “São reivindicações muito antigas da população de Cachoeiro e acreditamos no interesse e capacidade do governo em atender às necessidades do nosso povo”, afirmou. “Precisamos acabar com os transtornos da comunidade da região de Soturno. E também impedir que novas mortes aconteçam na serra de Vargem Alta, devido à falta de ação das autoridades”, conclui.