Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara celebrará os 157 anos de Emancipação Política de Cachoeiro inaugurando obras de acessibilidade e modernização

por Camila Reis publicado 21/03/2024 13h54, última modificação 21/03/2024 13h54

Neste 25 de março, quando Cachoeiro completa 157 anos de Emancipação Política, a partir das 14h, a Câmara de Cachoeiro realizará solenidade de inauguração das obras de modernização e acessibilidade da sua sede, o edifício Comendador Juarez Tavares Matta. O ato acontecerá na área externo do prédio, em frente à portaria principal.
Logo após, os presentes se dirigirão ao Plenário, no segundo andar, para Sessão Solene de entrega de homenagens alusivas à data. Serão concedidos Títulos de Cidadania Cachoeirense, o Título Benemérito Joacyr Pinto e a Comenda Bernardo Horta de Araújo.
“Como vereador e, agora, presidente da Câmara, acompanho há anos a luta dos movimentos de pessoas com deficiência pela acessibilidade deste prédio, que é a casa do povo. O prédio também é muito antigo, foi a primeira sede do Fórum, e as obras nos permitiram adequar as instalações às normas atuais de segurança e prevenção a incêndios. Estamos muito felizes por, finalmente, entregar a Cachoeiro uma Câmara mais segura e acessível”, destaca Brás Zagotto (Podemos), presidente da Casa.

Ilustração de Ricardo Ferraz

O destaque do conjunto de melhorias é o novo Elevador Panorâmico Cartunista Ricardo Ferraz. Uma reivindicação antiga de cidadãos e movimentos sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Projeto Mova-se, que permitirá aos cidadãos com deficiência, cadeirantes ou que tenham mobilidade reduzida por qualquer motivo, chegar à portaria do prédio a partir da Praça Jerônimo Monteiro, com maior segurança e comodidade.
“Estou muito feliz e realizado por saber que um desenho artístico, que rabisquei em 2018, passou pelo crivo técnico. Agora temos mais um motivo para comemorarmos a nossa emancipação: a acessibilidade na Casa de Leis do município!” comemora Ferraz, que é PCD e nacionalmente conhecido como ativista pela acessibilidade.
Além do elevador, foram construídas nova estrutura para saída de emergência, rampas de acesso, banheiros acessíveis, tribuna acessível, reestruturação e reforma total do 2º e 3º e instalação de proteção contra incêndio. “Temos uma Câmara totalmente renovada, por dentro e por fora. Nossos servidores, agora, trabalham com mais conforto e segurança e, com a renovação exterior, até a praça Jerônimo Monteiro ficará mais bonita”, ressalta Brás.

convite