Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara assina filiação à ASCAMVES e receberá 3ª edição do Capacitar para Legislar

por Camila Reis publicado 19/08/2021 17h50, última modificação 19/08/2021 19h37

Nesta quarta, 19, a Câmara de Cachoeiro recebeu os representantes da ASCAMVES – Associação das Câmaras Municipais de Vereadores do Espírito Santo para assinatura do termo de filiação à instituição. Na oportunidade, também foi anunciado que Cachoeiro sediará em setembro a 3ª edição do projeto Capacitar para Legislar, destinada aos vereadores da microrregião central sul do estado – Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta, Castelo, Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul, Muqui e Apiacá.

A associação nasceu em Baixo Guandu, mas hoje já possui sede de apoio na capital, ocupando a sala 903ª do 9º andar do prédio da Assembleia Legislativa do Estado. Juscelino Brzesky, superintendente executivo, ressaltou que a associação é parceira de diversas instituições, como Ministério Público, TCE ES, TRE ES, além da própria ALES, por isto é possível oferecer apoio e capacitação aos vereadores e equipes. “Nossa função é institucional, não importa se o governo é A ou B. Por isto dividimos o estado em dez microrregiões, tornando mais fácil de os vereadores e também servidores chegarem até os encontros. Afinal não somos associação somente de vereadores, mas de Câmaras, e pretendemos capacitar também as equipes de cada uma”, explica.

Brás Zagotto (PV), presidente da Câmara de Cachoeiro e coordenador da microrregião sul da ASCAMVES, ressaltou a importância do poder legislativo na política: “Cachoeiro não tem uma Câmara pequena. Recentemente, na questão do aumento do IPTU por exemplo, esta Casa mostrou o poder que tem o Legislativo. Fazendo um trabalho que envolve todos os servidores, além dos vereadores, também acabamos de conquistar o segundo lugar em transparência no estado. Estamos felizes em nos filiar porque teremos mais oportunidades de continuar oferecendo suporte e capacitação ao nosso pessoal”.

Estiveram presentes, além de Brás, os vereadores de Cachoeiro Marcelinho Fávero (PL), Mestre Gelinho (PSDB), Sandro Irmão (PSD) e Vandinho da Padaria (PSDB), a ex-vereadora Renata Fiório, que acompanha a associação desde a fundação, e representantes dos municípios de Apiacá, Atílio Vivacqua, Vargem Alta e Mimoso do Sul. A expectativa em relação à capacitação é muito positiva, em especial dentre os vereadores de primeiro mandato, como Ana Beatriz Rangel, de Apiacá: “Para nós, de municípios pequenos, é muito bom ter a oportunidade de participar de momentos como esse e conhecer a realidade dos maiores. Abre a nossa cabeça para implantar coisas maiores na nossa cidade” pontuou.

ASCAMVES