Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova uso do Cordão de Girassol em Cachoeiro

Câmara aprova uso do Cordão de Girassol em Cachoeiro

por Célia Ferreira publicado 27/04/2022 08h47, última modificação 27/04/2022 08h47

A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta terça-feira (26) o projeto de lei que institui em Cachoeiro o uso do Cordão de Girassol, instrumento que auxilia na identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, que não sejam fisicamente evidentes, tais como autismo, doenças de Cronh e outros transtornos. A matéria é de autoria do vereador Allan Ferreira (Podemos), e, segundo ele, é fruto do pedido de algumas mães, preocupadas com seus filhos em ambiente escolar.

O uso do cordão é facultativo, Trata-se de faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis, que também podem utilizá-lo. Com a aprovação da lei, os estabelecimentos públicos e privados deverão orientar seus funcionários e colaboradores sobre os procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas.

O vereador Allan Ferreira explica que o instrumento ajuda a minimizar a angústia dos deficientes, que muitas vezes se sentem constrangidos em ambientes públicos, como aeroportos, pontos turísticos, rodoviárias, órgãos, supermercados etc.  “ Nosso objetivo é conscientizar servidores e funcionários desses estabelecimentos de que o portador do colar necessita de atenção especial. Para as crianças que têm autismo, por exemplo, entrar em filas pode ser perturbador ou até impossível. Elas podem ter uma crise, pois se sentem sobrecarregadas. Com o cordão, poderão receber ajuda e terem um tratamento que os deixe mais tranquilas”, afirma.