Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova projeto que garante complementação de bolsa para médicos residentes em Cachoeiro

Câmara aprova projeto que garante complementação de bolsa para médicos residentes em Cachoeiro

por Pammela Volpato publicado 19/08/2025 19h25, última modificação 19/08/2025 19h25

Os vereadores de Cachoeiro de Itapemirim aprovaram, em sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 100/2025, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a conceder complementação da bolsa aos médicos residentes que atuam no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

A medida tem como objetivo assegurar a valorização, formação e fixação dos profissionais, equiparando a remuneração total da bolsa dos residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade ao teto salarial de R$ 10 mil, já previsto para médicos da família na legislação municipal.

De acordo com o texto, a complementação será paga em dinheiro, mediante comprovação de frequência, cumprimento das atividades e atuação ética e técnica dos residentes. O pagamento será realizado diretamente em conta bancária do profissional e poderá ser suspenso em caso de descumprimento das regras do programa.

A Prefeitura explicou que a medida fortalece a Estratégia de Saúde da Família, amplia o atendimento nas UBS e garante melhores condições de trabalho aos médicos em formação. O impacto financeiro da lei está previsto no orçamento da Secretaria Municipal de Saúde e já conta com adequação na Lei Orçamentária Anual (LOA), no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Segundo o Executivo, a iniciativa também contribui para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, ampliando o acesso da população e garantindo mais qualidade no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cachoeiro.