Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova projeto para reduzir conta de água

Câmara aprova projeto para reduzir conta de água

por Anete — publicado 21/11/2019 14h55, última modificação 21/11/2019 14h52

Os vereadores de Cachoeiro derrubaram o veto do Prefeito ao Projeto de Lei 69/2019, de autoria do vereador Brás Zagotto, que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar da tubulação de água em Cachoeiro, na sessão da última terça-feira (19). Com isso, a expectativa é que, dentro de pouco tempo, os cachoeirenses possam passar a utilizar o aparelho, que, segundo os fabricantes, reduz em cerca de 50% o valor da conta de água.

O projeto de lei autoriza ao consumidor a instalar o aparelho em hidrômetros individuais ou coletivos, em tubulação posterior ou anterior à unidade consumidora, mas ele deverá informar à concessionária sobre o interesse de instalar o aparelho de forma provisória ou definitiva, e as despesas correrão por sua conta. Brás Zagotto diz que a intenção do projeto é que as contas d’ água tenham o seu valor reduzido. “ Hoje o consumidor paga também pelo ar que circula pelo cano. Estudos comprovam que, em média, cerca de 40% da contagem dos metros cúbicos é em função desse ar. Qualquer argumento em contrário é para defender interesses que não são os do consumidor. E nós estamos aqui pela defesa dos direitos dos consumidores e cidadãos cachoeirenses”, enfatiza.

O vereador diz ainda que os argumentos para o veto, a seu ver, não se sustentam. Um deles, de que a instalação do eliminador poderia contaminar a água, é pouco provável. “ Existe um projeto de lei federal com o mesmo teor, que já foi aprovada pela maioria das Comissões. Essa é uma tendência nacional porque o aumento das contas de água está se tornando insustentável para as famílias. Nós estamos sensíveis a esse problema, que é sério”.