Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova projeto de lei que incentiva doação de cabelos para pessoas em tratamento contra o câncer

por Camila Reis publicado 14/12/2023 15h28, última modificação 14/12/2023 15h28
As doações são utilizadas por ONGs e outras entidades na fabricação de próteses capilares

A Câmara aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta terça, 12, o PL nº 90/2023, de autoria do vereador Diogo Lube (PP), que cria o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer no Município de Cachoeiro de Itapemirim.

O Programa tem a finalidade de sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas, sem fins lucrativos, produzam próteses capilares, que são distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer.

A quimioterapia, parte importante do tratamento de muitos dos casos, causa a queda dos cabelos. De acordo com a ONG Oncoguia, em geral, três a quatro semanas após o fim do tratamento o cabelo volta a crescer. Enquanto isso, os pacientes, principalmente mulheres, acabam recorrendo a lenços, chapéus e próteses – popularmente conhecidas como perucas – para proteger a pele e melhorar a própria aparência. As próteses confeccionadas com cabelo humano têm a aparência mais natural do que as de cabelos sintéticos.

“É um Projeto de Lei voltado para a sensibilização da população, como a maioria dos que tenho proposto. A gente sabe que o câncer é uma doença terrível que, infelizmente, além de destruir as células, o corpo das pessoas, destrói a auto estima durante o processo de tratamento. Então esse projeto é para ser potencializado por ONGs e outras instituições, para aumentar as doações e tentar devolver essa auto estima a mais pessoas em tratamento”, explica Lube.