Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova PL que impede nomeação de condenados pela lei Maria da Penha

Câmara aprova PL que impede nomeação de condenados pela lei Maria da Penha

por Pammela Volpato publicado 16/04/2024 18h55, última modificação 16/04/2024 18h55
O projeto veda a nomeação para todos os cargos efetivos e, em comissão

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (16), o Projeto de Lei número 07, que dispõe sobre o impedimento a nomeação pela Administração Pública direta e indireta, de pessoas condenadas por violência doméstica e familiar contra a mulher.

De autoria do Poder Executivo, o projeto veda a nomeação para todos os cargos efetivos e, em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas pelos crimes previstos da Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006 — Lei Maria da Penha.

Ainda segundo o projeto, a vedação se inicia com a condenação em decisão transitada em julgado, até o comprovado término de cumprimento da pena. Sendo assim, no ato de entrega de documentos para efetivação da posse no cargo público ou da assinatura de carteira, o contratado deverá apresentar certidão criminal, emitida pela Justiça Estadual.

Em sua justificativa, o projeto traz a informação de que as estatísticas demonstram que uma mulher é violentada a cada quatro minutos no Brasil, e criar mecanismos que combatam esse mal é dever de toda sociedade e principalmente do poder público. “Diante dessa situação, surge a presente iniciativa, com o propósito de colaborar com o combate e enfrentamento a violência doméstica e familiar, impedindo que indivíduos que violaram a Lei Maria da Penha assumam posições públicas em qualquer âmbito administrativo, afastando-os da formulação de políticas e tomada de decisões, além de servir como um meio adicional de desencorajar a ocorrência de novos delitos”, frisa o texto.

O presidente da Casa, Brás Zagotto (Podemos), ressaltou a importância do projeto e reafirmou o compromisso da Câmara com pautas assim. “Esta Casa tem um compromisso com as mulheres de Cachoeiro. Temos aqui uma Ouvidoria da Mulher, que realiza um trabalho importante e necessário. O projeto foi protocolado pela Prefeitura e tramitou de forma regimental, passou pelas comissões, recebeu os pareceres e hoje entrou para a votação. Ficamos felizes com a aprovação, pois nosso propósito é sempre valorizar iniciativas como essa”, finalizou.