Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara aprova criação da Comenda Irmã Otília para homenagear ações solidárias em Cachoeiro

Câmara aprova criação da Comenda Irmã Otília para homenagear ações solidárias em Cachoeiro

por Pammela Volpato publicado 27/08/2025 10h23, última modificação 27/08/2025 10h23

A solidariedade vai ganhar destaque no calendário de homenagens da Câmara de Cachoeiro. Na sessão ordinária desta terça-feira (26), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 09/2025, de autoria do vereador Creone da Farmácia (PL), que institui a Comenda “Irmã Otília”.

A honraria será concedida anualmente a pessoas que se destacam pela dedicação voluntária, espiritual ou comunitária em favor dos mais necessitados, promovendo acolhimento, esperança e solidariedade humana. A entrega será feita em sessão solene, preferencialmente no mês de junho, em referência à trajetória de Irmã Otília, que dá nome à comenda.

Quem foi Irmã Otília?
Sebastiana Rodrigues Valadão, a Irmã Otília, viveu em Cachoeiro por mais de meio século e ficou conhecida pelo trabalho incansável junto aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia. Com fé, amor e dedicação, ela levava conforto e oração a quem mais precisava, tornando-se símbolo de caridade e serviço ao próximo. Em 2023, recebeu em vida o título de Cachoeirense Presente nº 1.

Para o autor do projeto, a criação da comenda é uma forma de perpetuar esse legado. “É uma homenagem justa e necessária a quem fez tanto pela nossa cidade e um incentivo para que mais pessoas sigam o exemplo de amor e dedicação ao próximo”, afirmou Creone.