Cachoeiro poderá ter Semana Municipal de Conscientização sobre a Hanseníase
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 93/2025, de autoria do vereador José Luiz Calegário (PP), o Galo. A proposta cria a Semana Municipal de Conscientização sobre a Hanseníase, a ser realizada anualmente na terceira semana de janeiro.
O objetivo da iniciativa é ampliar as ações de informação e prevenção sobre a doença, que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. Apesar de ter cura e tratamento gratuito oferecido pelo SUS, a hanseníase ainda é cercada de estigmas, preconceitos e falta de conhecimento sobre sintomas e formas de contágio, o que atrasa diagnósticos e pode causar incapacidades físicas.
Segundo o autor do projeto, a escolha da data está alinhada ao Janeiro Roxo, campanha nacional dedicada ao combate à hanseníase, reforçando a importância da mobilização social e educacional. “Precisamos falar sobre a hanseníase, orientar a população e capacitar os profissionais para o diagnóstico precoce. Informação salva vidas e ajuda a combater o preconceito”, destacou Calegário.
Com a implantação da proposta, Cachoeiro passa a integrar as ações nacionais de conscientização, fortalecendo a saúde pública e a inclusão social.