Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Brás pede mais leitos de hemodiálise para a região sul

Brás pede mais leitos de hemodiálise para a região sul

por Célia Ferreira publicado 16/08/2021 15h59, última modificação 16/08/2021 15h59
Brás pede mais leitos de hemodiálise para a região sul

Solenidade no Hospital Evangélico de Cachoeiro

O presidente da Câmara de Cachoeiro, vereador Brás Zagotto (PV), apresentou nesta segunda-feira (16) ao Governador Renato Casagrande (PSB) uma demanda importante para toda a população do sul do estado: a necessidade de melhorias, especialmente a abertura de novos leitos, no serviço de hemodiálise da Santa Casa de Cachoeiro e outros hospitais da região. O pronunciamento de Brás foi feito durante visita do Governador ao Hospital Evangélico de Cachoeiro para anunciar a ampliação de serviços de oncologia e abertura de leitos em unidades especializadas.

Os vereadores de Cachoeiro compareceram à solenidade e reforçaram o pedido de Brás. Segundo o presidente da Câmara, o número de equipamentos existente no sul é insuficiente diante da demanda de todos os municípios, e, com isso, os pacientes precisam fazer grandes deslocamentos para receber o atendimento. O presidente da Câmara mencionou o caso de uma idosa de 73 anos, moradora de Alto São Vicente, em Cachoeiro, que precisa viajar três vezes por semana para fazer hemodiálise em Guaçui. E, o que é pior: em horário noturno. Ela sai de casa à tarde, faz o tratamento de 18h30 às 22h00, e chega novamente em sua residência por volta de 01h00 da manhã. “Mesmo havendo transporte disponibilizado pela prefeitura, é desumano”, afirmou Brás.

Em resposta a Brás, autoridades estaduais da área da saúde afirmaram que o governo está trabalhando para aumentar o número de leitos tanto em Cachoeiro quanto em Guaçui. E, em seguida, a pedido do governador, prometeram agilizar os procedimentos para que os benefícios cheguem logo aos pacientes.