Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Audiência pública na Câmara discute Lgbtfobia e apresenta Plano Estadual de Enfrentamento

por Camila Reis publicado 26/05/2022 15h37, última modificação 26/05/2022 15h37

Em alusão ao 17 de maio, Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, e a pedido do Núcleo Pedra, associação de apoio e resistência LGBT+, a Câmara de Cachoeiro promoveu na última sexta, 20,  audiência pública com o tema LGBTfobia - Enfrentamentos e Resistência. A mesa foi mediada por Giovani Roberto, do Núcleo Pedra, e teve participação também do vereador Diogo Lube (PP), Renan Candais, Gerente Estadual de Diversidade Sexual, Fayda Belo, representando o Poder Executivo Municipal, João Lucas Cortez de Souza, presidente do Conselho Estadual de LGBT e Thiago Togneri, Gerente de Direitos Humanos da prefeitura de Cachoeiro.

Giovani abriu as falas explicando que “essa luta é diária. Por isso, o objetivo desta audiência é falar sobre a data e apresentar o Plano Estadual de Enfrentamento à Lgbtfobia”, documento publicado pelo Governo do ES, redigido com apoio de representantes da comunidade Lgbt. Ele também anunciou que Cachoeiro deve ser um dos primeiros municípios a executar uma ação do plano, oferecendo formação para os atendentes das Unidades Básicas de Saúde que está prevista para o mês de junho, quando se comemora o orgulho Lgbt+.

Lube, que no legislativo é presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Assistência Social e Direito do Consumidor, opinou que “é uma pena que a comunidade não queira se inteirar de todo o descaso que sofre o lgbt+”e lamentou fazer parte hoje de um partido que não levanta essa bandeira, “então acabo sendo resistência dentro do meu próprio partido”. Afirmou também que, hoje, na Câmara, a causa não é causa de debates nem interesse dos vereadores.

Acesse a audiência na íntegra neste link: Audiência Pública - Tema: LGBTfobia - Enfrentamentos e Resistência - YouTube