Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Associação luta por construção de hospital renal em Cachoeiro

Associação luta por construção de hospital renal em Cachoeiro

por Célia Ferreira publicado 15/03/2023 14h56, última modificação 15/03/2023 14h56

Para registrar a passagem do Dia Mundial dos Rins, comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, o radialista Antônio Geraldo esteve nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal representando a Associação de Renais Crônicos e Transplantados de Cachoeiro de Itapemirim, da qual é diretor. Geraldo, que sofre de insuficiência renal e há um ano e sete meses faz hemodiálise três vezes por semana, falou das dificuldades enfrentadas pelos pacientes do sul do estado.

O radialista afirmou que existem cerca de 30 mil pacientes no Brasil dependentes de máquinas de hemodiálise, enquanto aguardam doação de rim. Em Cachoeiro, onde existem apenas 38 máquinas, 312 pessoas fazem o tratamento, muitas delas vindas de outros municípios do sul do estado. Entre eles há pacientes que sofrem também com doenças como a diabetes, além de muitos idosos, acamados e amputados.

Um dos maiores problemas dos renais crônicos, segundo Geraldo, é justamente o número reduzido de máquinas em Cachoeiro, o que torna necessário que moradores da cidade tenham que ir a Guaçui, Guarapari ou Vitória pelo menos três vezes por semana, durante anos, para fazer o tratamento. Ele mesmo, contou, fez o tratamento em Guaçui durante um ano, e apenas há sete meses conseguiu vaga em Cachoeiro.

Aumentar o número de máquinas no município urgentemente é, portanto, fundamental, mas Geraldo diz que, além disso, a Associação trabalha na articulação pela construção de um hospital geral para rins em Cachoeiro. Segundo ele, hoje o Hospital Meridional, em Cariacica, é o único do estado especializado em doenças renais e transplantes. “Estamos buscando uma agenda com o governador para mostrar a ele a necessidade de construir esse hospital em nosso município”, afirma.

O presidente da Câmara, Brás Zagotto, colocou a Casa à disposição para mais esta luta dos renais crônicos, e diz que os vereadores já trabalham pelo aumento do número de máquinas de hemodiálise. Os vereadores Mestre Gelinho (PSDB) e Paulo Grola (PSB), inclusive, anunciaram ter conseguido uma emenda parlamentar junto à ex-senadora Rose de Freitas para a aquisição de vinte máquinas para a Santa Casa de Cachoeiro.

Geraldo ainda convidou os vereadores a visitarem e apoiarem a Associação, hoje presidida por Fátima Mendes. Ele lembrou que, entre os pacientes de Cachoeiro, cerca de trinta são pessoas carentes, que necessitam até mesmo de cestas básicas, e recebem o apoio de seus colegas. Para finalizar, ele fez um alerta sobre os perigos da doença, e sugeriu que todos façam o exame de creatinina para verificar as condições de seus rins. O exame, afirmou, custa cerca de R$ 20 apenas, e pode evitar que a doença seja descoberta já em estágio avançado.