Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Associação dos Surdos defende cumprimento de legislação federal

Associação dos Surdos defende cumprimento de legislação federal

por Célia Ferreira publicado 27/09/2022 16h40, última modificação 27/09/2022 16h40

A convite do vereador Sandro Irmão (PSD), a presidente da Associação dos Surdos de Cachoeiro de Itapemirim (Assurci), Patrícia Brithes, esteve na Câmara nesta terça-feira (27) para falar sobre a passagem do dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro. Utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e com a mediação das intérpretes Roberia Prett Porto e Sara Viana Gomes, Patrícia defendeu o cumprimento de legislação federal que obriga a contratação de profissional de Libras para atendimento ao público.

Parece uma tortura para nós essa falta de acessibilidade nos lugares aonde nós vamos. A gente se sente sozinha por falta de comunicação. Eu me sinto estrangeira no meu próprio país, porque ninguém sabe libras, e somos obrigados a viver apenas na nossa comunidade”, afirmou Patrícia, contando também que, no ano passado, foi internada com Covid, sem a presença de familiares e sem nenhum intérprete para atendê-la, o que agravou seu sofrimento.

Patrícia também cobrou a presença de intérprete de Libras na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária e outros eventos, o que já foi prometido nesta e em outras gestões. O presidente da Câmara, Brás Zagotto (Podemos) garantiu que o compromisso assumido por ele, em abril deste ano, será cumprido, e o processo está em andamento, embora algumas etapas tenham sido suspensas por exigência da legislação eleitoral. Mas em novembro ocorrerá o chamamento público para contratação de dois profissionais de Libras. O presidente também garantiu que a aquisição do elevador externo, para uso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, também já está em andamento.