Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Aprovado Projeto de Lei para levar internet a todas as escolas municipais

Aprovado Projeto de Lei para levar internet a todas as escolas municipais

por Camila Reis publicado 10/05/2022 18h25, última modificação 10/05/2022 18h25

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta terça, 10, o Projeto de Lei 51/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza a incluir na educação despesa não prevista no orçamento de 2022 no valor de R$3.800.219,60. Este recurso será empregado na aquisição de fibra ótica para conectar o centro de tecnologia do município e as 85 escolas municipais. A convite do líder do governo, vereador Allan Ferreira (Podemos), Elcio Paes de Sá Neto, coordenador de tecnologia da secretaria municipal de fazenda, veio à Câmara na sessão do dia 03 explicar o projeto.

Neto explicou que ainda não foi possível a conexão através de wifi, sem fio, com todas as unidades devido ao relevo de Cachoeiro. “Em 2019, haviam 10% das escolas conectadas no DATACI. Conseguimos mais 20%, mas, ainda hoje, 70% das escolas permanecem desconectadas. Esse projeto é muito mais do que conectar a escola à internet, já que muitas contratam o serviço com recursos próprios, mas vamos trazê-las para dentro do nosso datacenter. Precisamos tratar a segurança dos dados públicos muito seriamente e temos todas as ferramentas para isso (antivírus, firewall, etc)”.

Os vereadores Diogo Lube (PP) e Mestre Gelinho (PSDB) perguntaram sobre a possibilidade desse projeto promover a inclusão digital dos professores, do restante da comunidade escolar e do entorno das escolas. “A partir da instalação dessa rede da educação, poderemos ampliar esse acesso aos CRAS e outros locais, junto com a iniciativa Conecta Cachoeiro de wifi público. Além disso, temos projetos paralelos para levar a comunidade até a escola, com cursos de tecnologia e outras ações”, esclareceu Neto. A previsão é de que em 12 meses haverá a interligação de todas as escolas e, após a instalação, não haverá mais custos para a prefeitura, visto que a internet é própria. O Projeto de Lei segue agora para sanção do prefeito.