Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Aprovado Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres

Aprovado Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres

por Camila Reis publicado 01/11/2022 17h13, última modificação 01/11/2022 17h13

Na sessão ordinária desta terça, 01, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 83/2022, de autoria do vereador e Ouvidor da Mulher na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Paulinho Careca (PSB), que institui para 6 de dezembro o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pela Violência Contra as Mulheres.

O projeto foi inspirado no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data instituída no Brasil através da Lei Nº 11.489/2007 com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens sobre o importante papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e da violência contra as mulheres.

O vereador Paulinho Careca (PSB) atribui, ainda, à ideia de criação do projeto, um fato gerado em Cachoeiro durante a celebração da Semana da Mulher na Câmara Municipal, no último mês de março. “Percebemos que as palestras tinham temas que deveriam atrair a atenção dos homens, porém o público nas cadeiras era cem por cento feminino. Somos nós, os homens, os causadores de crimes contra a mulher, nós é que precisamos nos conscientizar contra os diferentes tipos de violência à mulher”, explicou.

Renata Fiório, Instituto Mulheres no Poder, e Paulo Bento, educador, também vieram à Câmara defender a pauta. “Fico agradecida pela oportunidade de estar aqui porque nós, mulheres, precisamos de vocês nessa batalha contra a violência. Quando um homem vê vocês, que são lideranças, na luta contra a violência, ele pensa: ‘esse movimento eu tenho que aderir’. Nós precisamos de vocês porque parece que tudo o que a gente já fez no estado do Espírito Santo ainda não está funcionando. Precisamos apoiar a Polícia, ao governo do estado e às instituições organizadas nessa luta”, ressalta Fiório.

 

6 de dezembro

A data foi escolhida em razão de um triste episódio: o Massacre de Montreal. No dia 6 de dezembro de 1989, na Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, Marc Lépine, de 25 anos, armado com uma espingarda, atacou 28 pessoas, matando 14 mulheres e logo após cometeu suicídio. Antes de atirar contra as vítimas do sexo feminino, mandou que os 48 homens saíssem do recinto e deixou uma carta declarando que não aprovava a situação de mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública, gerando amplo debate e dando origem a “Campanha do Laço Branco”, eleito como símbolo da luta dos homens pelo fim da violência de gênero e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos diante dessa violência.