Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Alexon anuncia implantação da Escola do Legislativo

Alexon anuncia implantação da Escola do Legislativo

por Celia — publicado 09/10/2018 16h50, última modificação 09/10/2018 17h01

O presidente eleito da Câmara Municipal, Alexon Cipriano (PROS), anunciou nesta terça-feira (09) que a implantação da Escola do Legislativo será uma das prioridades de seu mandato, e convidou o vereador Diogo Lube (PDT) para coordenar a condução do projeto. Lube, que é professor de História, aceitou prontamente o convite, e disse sentir-se honrado com a oportunidade.

A Escola do Legislativo foi criada formalmente em 2009, através de resolução do então presidente Professor David Lóss, mas nunca chegou a funcionar efetivamente. Agora, em outubro, o presidente Alexandre Bastos (PSB) acabou de concluir a licitação para a reforma do andar térreo da sede da Câmara, com a intenção de que o espaço possa abrigar a escola e uma biblioteca, entre outros setores. A partir de janeiro, quando terminará o mandato da atual Mesa Diretora, caberá a Alexon definir o uso das instalações e tomar outras providências práticas sobre o assunto.

A ideia, diz o futuro presidente, é realizar convênios com as escolas da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do estado, entre outras entidades, para trazer cursos e seminários à Câmara de Cachoeiro. Segundo ele, além de capacitar vereadores, assessores e servidores, é importante que a Escola possa atender a comunidade. “A proximidade permitirá que o cidadão se aprofunde sobre o funcionamento e funções da nossa Câmara e do Legislativo em geral. Com isso, poderá participar mais do processo legislativo”, afirmou Alexon.

Um dos objetivos da Escola, constantes no documento de sua criação, é contribuir para o desenvolvimento dos servidores e cidadãos cachoeirenses, promovendo formação voltada para os interesses do Poder Legislativo. Também está entre suas atribuições o desenvolvimento de programas voltados para a formação de futuras lideranças sociais e políticas, e incentivar projetos de ensino e pesquisas acadêmicas sobre a gestão pública, em parceria com outras instituições de ensino.