Alcoólicos Anônimos celebra 50 anos de atuação em Cachoeiro com participação na Câmara Municipal
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim recebeu a voluntária do Alcoólicos Anônimos (AA) no município, Fabia Cristina Ribeiro de Oliveira, para uma fala especial sobre o trabalho realizado pela entidade.
A convite do vereador Ramon Silveira (PSDB), que é seu filho, Fabia destacou a importância do apoio oferecido pelo AA a pessoas que enfrentam o alcoolismo e buscam uma nova chance de recomeçar. A irmandade existe há 90 anos e aqui em Cachoeiro, tem 50 anos de atuação. “Minha mãe não é alcoólatra, ela participa voluntariamente, faz palestras e tem essa causa como missão de vida”, ressaltou Ramon.
“O Alcoólicos Anônimos é uma entidade que trabalha de forma voluntária, com base no acolhimento, escuta ativa e na partilha de experiências. Aqui em Cachoeiro, estamos há 50 anos contribuindo para salvar vidas e fortalecer famílias. É uma missão que nos move todos os dias”, afirmou.
Fabia também aproveitou o espaço para conscientizar sobre a gravidade do alcoolismo, reforçando que se trata de uma doença progressiva e que precisa de apoio coletivo para ser enfrentada. "Estamos em mais de 180 países e somos mais de 5 mil grupos no Brasil. Somos várias etnias e culturas, e somos aceitos porque não temos vínculo com política, religião e com nenhuma instituição".
O presidente da Câmara, Alexandre Maitan (União Brasil), elogiou a iniciativa e ressaltou o papel essencial que o AA desempenha na sociedade cachoeirense. “É um trabalho silencioso, mas poderoso. Nossa Casa está aberta para dar visibilidade a iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas.”
A participação de Fabia Cristina na sessão reforça o compromisso do Legislativo Municipal com pautas sociais relevantes e com o fortalecimento das redes de apoio existentes na cidade.
Alcoolismo
Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é considerado uma doença incurável, mas que pode ser combatida. Há 90 anos, a busca para largar a bebida e evitar o primeiro gole deixou de ser uma luta solitária, principalmente após a criação do grupo de apoio Alcoólicos Anônimos (A.A.), que faz aniversário nesta terça-feira, dia 10. Desde 1935, a irmandade oferece ajuda e ensina os companheiros a largarem o vício um dia de cada vez.