Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Acessibilidade: Câmara de Cachoeiro agora conta com intérpretes de Libras

Acessibilidade: Câmara de Cachoeiro agora conta com intérpretes de Libras

por Camila Reis publicado 18/04/2023 16h00, última modificação 18/04/2023 16h00

A Sessão Ordinária desta terça (18) é um marco histórico para a Câmara Municipal de Cachoeiro: A partir desta data, todas as sessões, audiências públicas e demais eventos contarão com intérpretes de libras. Os profissionais foram incluídos na estrutura administrativa da Casa e as duas intérpretes contratadas atuarão não somente no plenário, mas durante todo o expediente da Câmara, possibilitando à população surda buscar informação e suporte do legislativo no dia a dia.

“É uma reivindicação antiga da Associação de Surdos e outros movimentos, como o Mova-se, e agradeço a todos os vereadores pelo apoio e pela aprovação da inclusão destes cargos na nossa estrutura. Este dia de hoje vai ficar marcado na história de Cachoeiro: somos o primeiro órgão público do município a contar com intérprete, além das escolas”, comemorou Brás Zagotto (Podemos), presidente da Casa.

Patricia Barbosa Brithes, presidente da Associação de Surdos de Cachoeiro (ASSURCI), agradeceu em nome da entidade: “Estou muito feliz porque já faz um tempo que a gente vem pedindo por esta acessibilidade, para ter um intérprete e a gente estar ciente do que acontece na nossa cidade. A ASSURCI lutou e hoje conseguiu. Agradecemos porque os vereadores sempre nos ajudam. Em 2018 o vereador Alexandre (de Itaoca) começou essa parceria da Câmara com a ASSURCI e hoje é um dia muito especial pra gente. Muito obrigada!” registrou.

Patrícia - ASSURCI

Alexandre de Itaoca (PSB), parabenizou à Mesa Diretora da Casa pela conquista e lembrou que “foi promessa de campanha do prefeito, desde o primeiro mandato, disponibilizar uma sede própria para a ASSURCI. Inclusive, aprovamos à época a utilidade pública da associação a pedido do governo”.

Brás complementou pedindo que a prefeitura atenda a esta promessa e que tome a Câmara como exemplo, incluindo intérpretes também em outros órgãos. “É garantir ao surdo o direito de se fazer entender e ser claramente orientado ao buscar atendimento nas unidades de saúde, secretarias e outros locais em que precisar de serviços públicos”.