Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / A pedido do vereador Vandinho, mutirão está retirando excesso de fios em desuso nos postes de Cachoeiro

por Pammela Volpato publicado 05/12/2023 18h15, última modificação 05/12/2023 18h14

A pedido do vereador Vandinho da Padaria (PSDB), a concessionária dos serviços de energia do Espírito Santo – EDP, iniciou um mutirão de limpeza nos postes de energia de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é retirar o excesso de fios em desuso.

Trata-se de um problema bastante comum. Basta uma caminhada rápida pela cidade para constatar o excesso de fios emaranhados nos postes. Os fios embolados e baixos estão por todos os lados, seja nos bairros mais periféricos ou no Centro da cidade e, além de incomodar os moradores, também prejudicam o trânsito e oferecem risco de acidentes.

Há algum tempo Vandinho vem chamando a atenção para o problema e cobrando uma solução das empresas responsáveis. Em uma de suas falas na sessão ordinária da Câmara de Cachoeiro, o parlamentar chamou a atenção para o fato de que, no município, existe uma lei que determina o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados. “A lei 7279 foi sancionada em fevereiro de 2019, mas infelizmente não está sendo cumprida. E com isso o problema só piora! Acredito que cerca de 80% desses fios que estão nos postes estão em desuso, não têm utilidade, mas as empresas responsáveis simplesmente não os retiram”.

Mas além de cobrar uma fiscalização rigorosa, Vandinho também foi atrás de uma solução. Recentemente, o vereador esteve em Vitória participando de uma reunião com os técnicos da EDP, onde seu pedido foi acatado pela empresa. Em seguida, foi realizada uma reunião de planejamento aqui em Cachoeiro que contou com a presença do vereador Vandinho, técnicos da EDP, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb), e empresas de telecomunicações, como televisão e internet, que utilizam os postes de energia de Cachoeiro para a prestação de seus serviços.

Na ocasião, ficou definido o cronograma do mutirão. Os serviços, que estão sendo executados por funcionários dessas empresas, incluem limpeza, higienização, ordenamento e retirada de cabos obsoletos.

O mutirão começou pelo bairro Paraíso e em seguida se concentrará em ruas do Centro de Cachoeiro.

A proposta da iniciativa é organizar a distribuição dos cabos de telecomunicação para permanecerem visualmente agradáveis, o que contribui para a redução da poluição visual nas áreas urbanas, além de garantir a segurança nas vias públicas, para pedestres e condutores.