Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / “São as nossas diferenças que nos tornam fantásticos”

“São as nossas diferenças que nos tornam fantásticos”

por Camila Reis publicado 21/03/2023 18h09, última modificação 21/03/2023 18h09

Esse é o significado da campanha das meias invertidas, que os vereadores aderiram na sessão ordinária desta terça, 21 de março, Dia Internacional de Conscientização sobre a Síndrome de Down.

A convite do vereador Paulinho Careca (PSB), representantes da APAE Cachoeiro usaram a tribuna para falar sobre a data e o tema deste ano: #MinhaVozMinhaComunidade. Paulinho agradeceu a presença dos usuários, pais e colaboradores da APAE e a adesão dos demais vereadores à campanha, usando o laço duplo azul e amarelo, além das meias.

A psicóloga social e mãe de usuária da Apae de Cachoeiro de Itapemirim, Ekina Sossai explicou que “é dia de celebrarmos a vida e o amor que sentimos pelos nossos filhos e as pessoas que nós cuidamos que são portadoras da síndrome. É um momento muito importante, muito rico, em que podemos nos revelar e alertar, conscientizar a sociedade sobre essa condição genética, sobre os direitos iguais para todos, as garantias a esses direitos - respeito, inclusão, bem estar, saúde - e as políticas que podem ajudar a essas pessoas com deficiência a alavancar a vida”.

Sobre o tema da campanha, Sossai resumiu como “Conosco, não por nós”. “A sociedade precisa reconhecer que as pessoas com síndrome de down são capazes de ter autonomia, independência, ser protagonistas da própria vida, fazer escolhas, buscar novas formas de viver”. Por isso pediram que os empresários tenham olhar visionário, enxergando as potencialidades dessas pessoas. “Só precisam de atenção e uma chance”.

Além da psicóloga, também estiveram na tribuna os usuários Igor Firmo, de 25 anos, e Moisés, que é chamado carinhosamente de 20º vereador da Câmara de Cachoeiro, por estar sempre presente no legislativo municipal, sendo representante e porta voz de vários grupos. O coordenador social da instituição, Jhone Souza, finalizou convidando aos vereadores e demais presentes a conhecer as instalações e serviços da APAE. “Que isto (esta campanha) não pare por aqui, mas continue ao longo do ano. Para que essas mães, que estão iniciando a caminhada com suas crianças, continuem usufruindo e todos nós continuemos a aprender com todos eles”.

Paulinho Careca Ekina e Igor Ekina e IgorMoisésJhone Souza21-0321-0321-0321-03