Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / “Quem tá vivendo uma relação abusiva, não enxerga”, alerta advogada

“Quem tá vivendo uma relação abusiva, não enxerga”, alerta advogada

por Camila Reis publicado 09/03/2022 17h03, última modificação 09/03/2022 17h03

A fala fez parte da palestra "Violência doméstica, o que sabemos? O que Fazemos? Uma reflexão Necessária", proferida pela Dra. Fayda Belo, advogada, ativista e Coordenadora Executiva de Política para Mulheres e Direitos Humanos na Prefeitura de Cachoeiro, nesta quarta, 09.  O momento  fez parte da programação da Semana da Mulher da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, promovida pela Ouvidoria da Mulher “Leonilda Barros Gava”.

Fayda traçou um histórico da legislação brasileira, que contribuiu imensamente para a cultura ‘patriarcal e machista’ que fomentou e viabilizou a violência doméstica no Brasil por tanto tempo. “Não foi só a minha casa, a sua casa, que criou a ideia de que a mulher tem que ser a bela, recatada e do lar. O Estado, com as leis, criou no íntimo do homem a ideia de que ele sim é quem manda, de que a mulher não está à altura dele, de que a gente é frágil”.

Explicou também que, mesmo com avanços na legislação, como a Lei Maria da Penha, ainda é preciso ser vigilante e acolher as vítimas. “Você sabe como veio essa lei? Maria precisou ser quase morta duas vezes pelo seu esposo e o Brasil não fez nada. Porque criou-se a máxima de que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’(...) Pra que a gente mude essa estrutura, precisamos começar dentro dos nossos lares”.

O evento contou com a participação de servidoras da Casa, representantes de ouvidoria e conselhos municipais e dos vereadores Paulinho Careca e Sandro Irmão. Houve sorteio de brindes de parceiros e momento de beleza voltado para as mulheres 50+.

Paulinho Careca (PSB), vereador ouvidor da mulher na Casa, agradeceu a presença de todas: “É um prazer muito grande contar com a presença da Dra Fayda, advogada cachoeirense conhecida já nacionalmente como uma desbravadora, guerreira, um orgulho pra Cachoeiro, assim como todas vocês”.

Assista a palestra no link: (132) Palestra: "Violência doméstica, o que sabemos? O que Fazemos? Uma reflexão Necessária" - YouTube

A programação continua

Duas campanhas estão em andamento até o fim do mês:

CAMPANHA ABSORVENDO AFETO - arrecadação de absorventes para doação às escolas públicas e Centro-pop. Recebimento das doações: Segunda a sexta-feira, 7 a 31 de março, das 7h às 18h, no Saguão Ilo Coelho – recepção da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

CAMPANHA CORTE SOLIDÁRIO - tratamento e corte gratuito, oferecido pelo Ed Alves Cabeleireiro, para doação de cabelos ao Banco de Perucas da Casa de Apoio ao Câncer. Agendamento pelo telefone (28) 99987-8767

Além disso, nesta Semana da Mulher, ainda acontecem dois eventos na Câmara

10/03 (quinta-feira), 12h, no Plenário “Elias Moisés”:

- Palestra com o tema “MULHER EMPREENDEDORA É MULHER EMPODERADA, proferida pela empreendedora Paula Garruth, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais.

- Momento Beleza “TODAS ELAS” para as Servidoras da Casa (ações de beleza e sorteios de brindes).

11/03 (sexta-feira), 12h, Saguão “Ilo Coelho”:

- MÚSICA PARA ELAS (shows de voz e violão com cantores da Casa e Parceiros + sorteios);

14h - Plenário “Elias Moysés”:

- Palestra alusiva ao Dia Estadual da Poetisa Capixaba com o tema “MARIA ANTONIETA TATAGIBA - PRIMEIRA POETISA CAPIXABA EDITADA”, proferida pelo presidente da “Academia de Arte-História-Letras Maria Antonieta Tatagiba”, Dr. Pedro Antônio de Souza, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais;

15h - Plenário “Elias Moysés”:

- Entrega de Homenagens Especiais a poetisas cachoeirenses;

- Coquetel de encerramento.