Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / “Mova-se” pede participação de vereadores em luta da pessoa com deficiência

“Mova-se” pede participação de vereadores em luta da pessoa com deficiência

por Célia Ferreira publicado 20/09/2022 16h51, última modificação 20/09/2022 16h51

Pra registrar a passagem do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a Câmara de Cachoeiro recebeu nesta terça-feira (20), a convite do vereador Sandro Irmão (PSD), as ativistas da ONG "Mova-se" Mônica e Luisa Pitanga. O vereador aproveitou para oferecer à entidade uma placa de homenagem e agradecimento ao trabalho que realiza.

Em um pronunciamento que destacou os prejuízos do capacitismo, que contribui para a consolidação de uma visão marginalizada, preconceituosa e violenta sobre as pessoas com deficiência, Luísa defendeu a necessidade de promover a acessibilidade física e comunicacional na sociedade, mostrando que as demandas dessa parcela da população continuam muito grandes. “A gente ainda precisa do básico, não temos garantidos os direitos de ir e vir, de estudar e trabalhar”, disse, lembrando que ela mesma não pode fazer um curso pré-vestibular e nem mesmo renovar a carteira de identidade por falta de acessibilidade em prédios de Cachoeiro.

Luísa ressaltou ainda que as pessoas com deficiência somam 24% da população brasileira, e, no entanto, pouco são vistas, sendo relegadas a um isolamento social quase obrigatório. “Não somos vistos nas ruas porque as ruas não têm condições de nos receber”, alertou, afirmando que a recente pandemia deu a toda a humanidade a oportunidade de saber como é difícil viver em isolamento. “Isso afeta nossas condições emocionais e psicológicas, e tira nossos sonhos. É preciso lembrar que nós existimos, não queremos ficar apenas em casa, não somos doentes”, protestou.

Aos vereadores, a ativista solicitou que estejam atentos a esta pauta, enfatizando que, embora um mandato não seja suficiente para resolver todos os problemas, é preciso começar a atuar neste sentido e ter constância, para que possam construir uma cidade melhor. “O que digo aqui representa muitas pessoas, e é isso o que venho pedir aos senhores: que apoiem nossa luta. Gostaria apenas de existir e ter uma vida plena e digna, como outras pessoas, mas sei que infelizmente terei que lutar por muitos anos ainda”, concluiu.

Acessibilidade no Legislativo

Aproveitando a oportunidade, o presidente da Câmara Brás Zagotto (PODE) anunciou que está em fase final de elaboração a licitação para aquisição e instalação de um elevador externo para facilitar o acesso ao prédio da Câmara. Segundo ele, essa é uma reivindicação antiga de cidadãos e movimentos sociais, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Projeto Mova-se, e permitirá aos cidadãos com mobilidade reduzida ou portadores de alguma deficiência chegar à portaria do prédio a partir da Praça Jerônimo Monteiro, com maior segurança e comodidade.