Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / “Curva da Morte”: vereadores cobram providências do Governo do Estado

“Curva da Morte”: vereadores cobram providências do Governo do Estado

por Camila Reis publicado 31/05/2021 15h17, última modificação 31/05/2021 15h17

Nesta segunda, 31, atendendo a solicitação do vereador Paulo Grola (PSB), morador da região, a Câmara se reuniu em dois pontos críticos do distrito de Soturno. A primeira parte da visita se concentrou na chamada “curva da morte”, no trecho da Rodovia ES 164 que liga Cachoeiro a Vargem Alta e soma curvas acentuadas à decida da serra. Ali já aconteceram mais de uma centena de mortes, além de muitos outros acidentes com feridos e prejuízos materiais. O segundo local visitado foi o contorno de Soturno-Gironda, estrada que liga a Rodovia ES 488, na localidade de Monte Líbano, à estrada de Alto Moledo, onde os parlamentares cobram pavimentação.

Estiveram presentes os vereadores Mestre Gelinho (PSDB), Alexandre Maitan (DEM), Allan Ferreira (Podemos), Arildo Boleba (PDT), Brás Zagotto (PV), Ely Escarpini (PV), Juninho Corrêa (PL), Leo Cabeça (PDT), Leo Camargo (PL), Marcelinho Fávero (PL), Sandro Irmão (PSD), além de Paulo Grola (PSB).

Mobilização

Grola conta que na última semana recebeu correspondência e outros contatos do deputado Theodorico de Assis Ferraço (DEM) sobre o assunto. Ferraço, que enviou indicação ao governo solicitando as obras, pedia também a mobilização dos vereadores. “Muitas vidas já se perderam na Curva da Morte, sem contar a quantidade de pessoas que ficaram incapacitadas por causa dos acidentes no local. E a construção do Contorno de Soturno vai beneficiar a economia do município e aumentar a qualidade de vida dos moradores dos distritos”, defende Grola.

Leo Cabeça (PDT), também morador do distrito, esclareceu que “sinalização não falta. Só no pequeno trecho mais reto, do mirante até o início das curvas, contamos 14 placas na decida. Mas não é suficiente. Precisamos da caixa de brita”. Juninho Corrêa (PL) ressaltou que não é só a imprudência que causa acidentes, mas “podem ocorrer falhas mecânicas também, como nos freios dos veículos”. Já o presidente da Câmara Bráz Zagotto (PV) lembrou que essa reivindicação é antiga. “Eu mesmo presenciei em mandatos anteriores a luta de outros vereadores da região, mas é a primeira vez que reunimos tantos vereadores aqui. Espero que isso demonstre ao Governo do Estado nossa força e a urgência dessa obra. Representamos o povo de Cachoeiro!”

A visita contou também com a presença do Secretário Municipal de Segurança, Cel. Francisco Inácio Daróz, e da Presidente da Câmara Municipal de Rio Novo do Sul, Marcia Bortoloti Wetler (PP), que reforçou que “não é uma reivindicação só de Cachoeiro. Mesmo quem conhece a via acaba se acidentando e vários caminhoneiros de Rio Novo já sofreram acidentes aqui, inclusive um primo meu já tombou o caminhão aqui perto.” Darós concluiu: “Salvar vidas continua sendo nosso maior objetivo. Essa região se tornou turística por causa do clima mais fresco, virou nossa ‘Campos do Jordão’, e é importante que criemos condições para que esses motoristas trafeguem

com segurança, mesmo não conhecendo o local.”

Curva da Morte

Contorno de Soturno