Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Tráfico, pátio e 190 são principais temas de audiência pública

Tráfico, pátio e 190 são principais temas de audiência pública

por Celia — publicado 18/08/2017 15h10, última modificação 21/08/2017 15h48

Tráfico, motos roubadas e 190 são principais temas de audiência pública

A falta de um pátio credenciado pelo poder público para recolhimento de veículos apreendidos em atividades ilícitas é um dos principais motivos do agravamento da crise de insegurança em Cachoeiro. Esta é uma das conclusões da audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (17) pela Comissão de Ações Integradas de Segurança e Trânsito, presidida pelo vereador Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB), e composta também pelo relator Alexandre Andreza Macedo (DEM) e Braz Zagotto (SD). Além dos membros da comissão, compareceram à audiência os vereadores Alexandre Bastos Rodrigues (PSB); Alexandre Valdo Maitan (PDT); Alexon Soares Cipriano (PROS); Delandi Pereira Macedo (PSC); Elio Carlos Silva de Miranda (PDT); Rodrigo Sandi (PTN) e Sebastião Gomes (PP).

“As forças de segurança precisam quebrar as pernas dos bandidos, e essas pernas são os veículos que eles utilizam para praticar crimes. Em Cachoeiro, são as motos roubadas”, disse o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Barbosa Junior. Segundo ele,  a secretaria está negociando com a Polícia Rodoviária Federal a assinatura de um convênio para o uso do espaço que eles utilizam com a mesma finalidade, no bairro Aeroporto. A Procuradoria Municipal também já foi acionada para definir os caminhos legais para a terceirização do serviço.

O vereador Allan também questionou a representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Fernanda Braumer, sobre as iniciativas que estão sendo tomadas para reduzir os crimes no município. Segundo ela, Cachoeiro teve uma redução de 35% no número de homicídios em relação ao ano passado, pois a prioridade da Polícia tem sido a preservação de vidas. No entanto, afirmou, os crimes contra o patrimônio espelham uma realidade nacional.

“O governo do estado liberou R$ 15, 6 mi para serem utilizados na segurança pública, no intuito de equipar melhor a polícia, que  em Cachoeiro recebeu dez viaturas novas. Mas ainda definiremos as prioridades no uso desses recursos ”, informou.  Questionada por muitos vereadores que testemunharam promessa do Governador nesse sentido, ela disse que já há uma licitação andamento para trazer de volta a Cachoeiro o call center do serviço de atendimento pelo telefone 190.

Tráfico

O vereador Elio Carlos Silva de Miranda (PDT) alertou para a importância da continuidade dos investimentos em segurança. “Fico feliz pela liberação dos R$ 15 milhões para o setor, mas parte do que vemos hoje é consequência dos cortes que já haviam sido feitos. A polícia ficou até sem combustível e munição”, lembrou.  E ele fez também um alerta: “Os conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida estão tendo problemas com o tráfico, pelas informações que temos”, disse.

Do alerta do vereador, surgiu uma das denúncias mais graves feitas na audiência. Uma pessoa que mora no Residencial Esperança, no bairro Marbrasa, afirmou que traficantes estão ocupando o conjunto, agredindo, humilhando e até mesmo expulsando moradores de seus apartamentos. Diante do depoimento, o major Fernando Marques Mayrink, subcomandante do 9º batalhão, disse que já tinha conhecimento de problemas no local, mas não imaginava a sua extensão. “É preciso realizar uma ação efetiva para resolver o problema, envolvendo várias áreas, inclusive a social”, disse.

Satisfeito com o resultado da audiência, o vereador Allan Ferreira afirmou que continuará acompanhando os acontecimentos na área. Para isso, vai realizar nova audiência sobre o tema em novembro. “Tivemos a chance de conhecer com mais profundidade as ações e providências que estão sendo planejadas. Agora é preciso aferir se acontecerão melhorias e levantar a questão do policiamento  na zona rural de Cachoeiro”, anunciou.