Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos dia 05 de setembro de 2017

Resumo dos pronunciamentos dia 05 de setembro de 2017

por Janemar — publicado 06/09/2017 17h35, última modificação 06/09/2017 17h35

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

 

Disse que o CMU tem britador para executar serviços de reciclagem de resíduos das indústrias de pedras e da construção civil, o que pode diminuir a falta de saibro para as estradas rurais do município. “Este projeto pode ser executado em parceria com outros municípios, que também necessitam de saibro.”

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Disse que foi questionado a respeito da votação da redução do número de vereadores. Falou que vai participar de palestra no IASES na quarta-feira, sobre cidadania e Independência do Brasil. Convidou a todos para participarem do evento “Abraço do Zumbi”. “Esse evento serve para lembrar dos marginalizados, que precisam ser vistos pela sociedade. Ainda hoje, existem pessoas que tem vergonha de falar que moram no bairro”, afirmou o vereador.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Disse que apresentou projeto de Lei sugerido pela APAE da cidade, o “Setembro Verde”, que visa dar visibilidade a luta pelos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais. Falou que os editais que o Governo do Estado tem preparado para a área da cultura criam algumas dificuldades para a cultura popular, pois muitas pessoas que se inscrevem são mais humildes e não conseguem atender às normas. Disse que fez indicação ao estado para a reforma da Delegacia da Mulher, mas que foi respondido que a Secretaria de Segurança não tem recursos. “O prédio está uma vergonha, e o governo estadual virou as costas para o Sul do Estado. Mas, ao mesmo tempo, paga aluguéis caríssimos para que as delegacias funcionem em Cachoeiro”, falou o vereador.

 

 

Higner Mansur (PSB)

 

Disse estar satisfeito com o projeto de reciclagem dos dejetos das indústrias do setor de pedras da cidade. “Lixo é um problema, mas também pode ser solução”, falou. Afirmou que ficou preocupado com a falta de transparência do pregão presencial nº 067, publicado no Diário Oficial do dia 31 de agosto. “Pedi que o texto fosse refeito de forma mais clara e republicado,pois penso que nem eu nem o cidadão comum conseguem entende-lo ”, falou o vereador. Parabenizou a Secretaria da Cultura Municipal pela chamada para a ocupação dos espaços públicos culturais da cidade. “O objetivo é dar espaço aos artesãos e artistas locais”, falou o vereador.

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Parabenizou o vereador Alexandre de Itaoca pelo seu projeto. Disse que o Executivo iniciou os trabalhos de limpeza dos córregos da cidade, e o próximo será o Santa Tereza, que corta 5 bairros da cidade, como o Coramara. Falou que protocolou projeto para a remoção de veículos abandonados na cidade.

 

 

Bras Zagotto (SD)

 

Disse que só no bairro Vila Rica existem 10 veículos abandonados nas proximidades da escola. Disse que a privatização do serviço de água em Cachoeiro teve pontos negativos, mas também positivos, como a expansão da rede d'água e construção de reservatórios. “No entanto, vou assinar a CEI, pois votei concessão de 30 anos, e não 48. Esse aumento do tempo nunca chegou a Câmara ”, falou o vereador. Disse não ser contra a construção de parque ecológico na cidade, desde que pavilhão da Ilha da Luz seja preservado, e afirmou que vai se reunir com o Ministério Público para sugerir outros locais para a implantação do parque. “A Ilha do Meirelles e a área do Itabira podem ser utilizados para este fim ”, falou.

 

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Disse que acredita que a Prefeitura tem estratégias para absorver os impactos financeiros da demolição do Pavilhão da Ilha da Luz. Prestou contas da Campanha do Agasalho. “Já fizemos a destinação dos donativos para instituições como a Casa Verde e o Carmelo São José, entre outras”, afirmou. Disse que o setor do mármore gera cerca de 10.000 empregos diretos e 40.000 indiretos, sem contar as possibilidades de reutilização dos dejetos industriais do setor. “O setor também olha o lado social, com a instituição Rochativa e apoiando o Villagindo”, falou a vereadora.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

 

Falou que o projeto de redução do número dos vereadores deveria primeiramente considerar como se daria a economia dos recursos e a devolução dos mesmos à Prefeitura, e por isso votou contra. Disse ser a favor da instauração da CEI que investigará o contrato com a BRK, pois é função do vereador fiscalizar.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Disse que fez pedido para que o ticket feira pudesse ser utilizado em outros dias da semana, já que muitos servidores estão encontrando dificuldades em utilizá-lo por causa das filas gigantescas. Disse que participou de apresentação do projeto de drenagem do Bairro Nova Brasília, a ser executado com verbas de emenda parlamentar. “Acreditamos que as obras se iniciarão em janeiro e durarão pelo menos 12 meses”, falou o vereador.

 

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

Reclamou das calçadas de Cachoeiro, quase sempre esburacadas. Disse que há três meses fez pedido de informação a prefeitura sobre a venda da Odebrecht para a BRK, mas não obteve resposta. Falou que tem muitos moradores em Cachoeiro se queixando da falta de visita de Agentes de Saúde. Agradece ao secretário de Obras pela recuperação de galeria do bairro Basílio Pimenta. Disse que é preciso tomar providências para com os animais que ficam abandonados nas vias da cidade.

 

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Disse que os roubos na cidade aumentaram, cerca de três vezes mais do que o normal. “Um exemplo é o dono de ar assaltado no Vila Rica, e não espero que os índices melhorem com a queda de braço entre o Governo do Estado e a PM”, falou o vereador. Disse que a prefeitura precisa investir em maquinários para atender melhor a população.

 

 

Rodrigo Sandi (PODE)

 

Disse que sugeriu que a Secretaria de Limpeza Urbana coloque uma equipe inteira para fazer a limpeza do bairro Zumbi, além de tapagem de buracos, lavagem de ruas, poda de árvores e da colocação de caçambas para o recolhimento de entulhos, e foi atendido. “Os moradores merecem ter ruas limpas e boas escolas, é bom para a autoestima deles e é questão de cidadania”, falou o vereador.

 

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

 

 

Falou sobre a renegociação de dívidas da prefeitura, que também beneficiou a Câmara, pois a Casa tinha uma dívida parcelada de R$ 300.000,00 com o INSS, que foi extinta porque a base de cálculo foi maior que o valor devido. Falou que outra dívida que terá redução será o segundo parcelamento, que tinha um saldo devedor de R$ 179.336, em 31 de agosto. “Com a adesão da Câmara ao PERT -  Programa Especial de Regularização Tributária, haverá um corte de 90% dos valores relativos a juros e multas embutidos neste valor”, falou o vereador.