Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara altera empréstimo de R$ 120 milhões

Câmara altera empréstimo de R$ 120 milhões

por Celia — publicado 11/07/2018 10h40, última modificação 11/07/2018 10h42

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (10) projeto de lei do Poder Executivo que altera a lei aprovada no ano passado, em que o Município é autorizado a fazer empréstimo de até R$ 120 milhões na Caixa Econômica Federal, para realizar obras de saneamento e infraestrutura, além de investimentos nas áreas administrativa e tributária. O objetivo da alteração é permitir que, além de obras no meio urbano, os recursos também possam ser utilizados nas áreas rurais. Além disso, o prefeito afirma que o novo texto adéqua a dispositivos constitucionais as garantias oferecidas pelo município à Caixa.

A defesa do projeto foi feita pelo líder do Prefeito na casa, Pastor Delandi Macedo, e pela funcionária da Caixa, Elisa Boina. Segundo ela, a literatura afirma que, para se ter desenvolvimento social é preciso que o país invista no mínimo 5% do PIB, o mesmo valendo para o município. “Na situação atual, onde Cachoeiro vai conseguir recurso?”, questionou, afirmando que Serra, Cariacica, Viana e Vitória, entre outros municípios capixabas, já fizeram este tipo de financiamento na Caixa.

A vereadora Renata Fiório (PSD) mostrou-se contrária ao projeto, dizendo não acreditar que Cachoeiro possua capacidade financeira para assumir uma dívida neste montante. Ela e o vereador Higner Mansur (PSB) foram os únicos a votar contra a matéria, que foi aprovada por 15x02, registrando-se a ausência de Dário Silveira (PSDB) e a abstenção regimental do presidente Alexandre Bastos (PSB).